x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 21

acessos 4.365

Módulo Administração Tributária - Sistema Instável no momento do envio das informações

Bruno Cardoso

Bruno Cardoso

Prata DIVISÃO 1 , Administrador(a)
há 5 dias Segunda-Feira | 22 dezembro 2025 | 15:18

Com mesmo problema aqui, clico no botão de Inserir Informações na consulta do DBE e a página da Receita fica somente carregando e no final dá erro de que Não é possível acessar esse site. Que palhaçada! será que não tem nenhum dono de escritório de contabilidade que ajuda o pessoal dos sistemas da Receita Federal!? cada hora é uma novidade problemática para nós, meu Deus!

Bruno Cardoso
Apolonio T. S. Benedito

Apolonio T. S. Benedito

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 5 dias Segunda-Feira | 22 dezembro 2025 | 15:37

boa tarde Pessoal, falo de SP capital e por aqui estou com o mesmo problema desde o dia 18/12. Já tentei em computadores diferentes, navegadores diferentes e nada...rs

Se alguém souber algo nos avise aqui, por favor. Se eu conseguir aviso também.

DANIEL COELHO DA SILVA

Daniel Coelho da Silva

Prata DIVISÃO 1 , Analista Processos
há 4 dias Terça-Feira | 23 dezembro 2025 | 09:53

Mesmo problema aqui em SP, Módulo Administração Tributária não abre. Pra piorar, o VRE Digital está inoperante há 2 semanas. Este é o presente de natal aos profissionais da área? Aos 49 do segundo tempo. Péssimo momento para fazer mudanças.  

Quem é responsável pelo Módulo Administração Tributária? Junta ou RFB?

Daniel Coelho
 Analista de Legalização -  São Paulo
[email protected] (11) 99563-7717
Eric Reis

Eric Reis

Iniciante DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 4 dias Terça-Feira | 23 dezembro 2025 | 11:36

Bom dia Pessoal,

Estou com mesmo problema desde o dia 18/12, hoje já é 23/12 e ainda sem atualização alguma, A tela fica carregando porém nunca conclui ou vai para uma página de erro. 

Sabem informar se continua a mesma coisa para vocês? Alguem tem algum canal da receita federal que possamos entrar em contato ou abrir reclamações. O Contador fica de mãos atadas com essas atualizações  o cliente infelizmente não quer nem saber.

Fabricio Branco Vasconcelos

Fabricio Branco Vasconcelos

Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 4 dias Terça-Feira | 23 dezembro 2025 | 15:21

Daniel boa tarde!

Quem responde pela MAT é a Receita Federal. Liguei na JUCESP e eles me disseram que isso é de competencia da RFB.

Eric boa tarde!

Estou com a mesma situação, desde o dia 18/12 com o site carregando e até agora nada. Fui em uma unidade da RFB agora pouco e eles não sabem me dizer o que está acontecendo. Pediu para falar no Fale Conosco no Chat do ECAC.

Acabei de mandar mensagem para a RFB, e olha a resposta que tive:

[ATENDENTE]15:42:16 Marcelo Andery Abbud:Lamentamos o inconveniente. Problemas técnicos e instabilidades nos sistemas da Receita Federal, como o "Módulo Administração Tributária" (que faz parte do processo de inscrição do CNPJ), são temporários e não têm um prazo exato para normalização, pois dependem de manutenção interna. 
A Receita Federal geralmente não divulga um cronograma público para a resolução de falhas pontuais no sistema.

Complicado!!!!

CEZAR SILVEIRA

Cezar Silveira

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 3 dias Quarta-Feira | 24 dezembro 2025 | 09:09

Bom dia 
Pessoal, falo de Paraná-Curitiba e por aqui estou com o mesmo problema desde o dia 19/12.
Mudei de navegadores diferentes e não vai.
Quando clico em inserir informações, abre mais uma telinha e pede ainda autenticação pelo gov.br, e daí fica pensando/rodando e nada..........................
Acabei de entrar na junta pra dar continuidade no processo e continua a mesma coisa.

Cezar Silveira
CEZAR SILVEIRA

Cezar Silveira

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 1 dia Sexta-Feira | 26 dezembro 2025 | 12:55

Bom dia, 
Entrei em contato com o fale conosco da receita federal.
Não tem nada de diferente do que estamos fazendo.
Abaixo retorno :

Prezado(a) Senhor(a),
Agradecemos a sua mensagem.
Orientamos que acesse através do REDESIM – EMPRESAS & NEGÓCIOS / ACOMPANHAR PROTOCOLO.
Não acesse pelo site da Junta Comercial.
Se mesmo assim o problema persistir, entre em contato com o Serviço de Ouvidoria-Geral do Ministério da Fazenda e faça uma RECLAMAÇÃO sobre Problemas com sistemas informatizados da RFB.
Para acessar o Serviço de Ouvidoria clique no link abaixo:
Ouvidoria — Receita Federal (www.gov.br)

A partir de 01/12/2025, foi implantado o Módulo de Administração Tributária (MAT) da Reforma Tributária sobre o Consumo (RTC). Esse módulo altera o fluxo de inscrição de matriz (evento 101), integrando a geração do nº do CNPJ com o enquadramento tributário.
O número do CNPJ não será mais gerado após o deferimento da solicitação, seja este realizado pela RFB ou pelo Órgão de Registro. A geração do nº do CNPJ ocorrerá somente após o contribuinte preencher e transmitir a solicitação via MAT.
OBS.: Impedimentos na aprovação do Simples Nacional não afetam a emissão do CNPJ.
O acesso ao MAT é efetuado diretamente pelo Acompanhamento ao Protocolo Redesim sendo permitido, exclusivamente, ao representante perante o CNPJ ou ao contabilista formalmente vinculado e responsável pela empresa na solicitação de registro. Após a conclusão do registro pelo órgão competente ou da análise da documentação pela RFB, um botão de acesso ao Módulo Administração Tributária (MAT) será disponibilizado no Acompanhamento do Protocolo Redesim, conforme telas a seguir:

Para iniciar o preenchimento de dados no Módulo Administração Tributária, é obrigatório que uma das seguintes condições seja satisfeita:
• O ato constitutivo da Pessoa Jurídica já esteja devidamente registrado perante o órgão competente (Junta Comercial, Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas, ou OAB); ou
• A documentação tenha sido analisada e aprovada, nos casos em que o deferimento da solicitação for de responsabilidade da RFB.
Somente após a conclusão dessa etapa preliminar, o usuário estará habilitado a acessar o MAT para dar prosseguimento à solicitação do CNPJ e ao respectivo enquadramento no regime tributário.
O empreendedor terá 90 dias para acessar o MAT e dar prosseguimento à sua solicitação. O prazo para o preenchimento e finalização dos dados no MAT começa a contar imediatamente após o registro do ato constitutivo da empresa pelo órgão competente. O contribuinte que perder o prazo de 90 dias terá a sua solicitação original cancelada automaticamente pelo sistema, exigindo o início de um novo processo.
OBSERVAÇÕES:
Todos devem entrar no MAT para finalizar o procedimento de inscrição do seu CNPJ, mas, em relação aos regimes de tributação, apenas a opção pelo Simples Nacional está disponível pelo MAT por enquanto. A escolha pelos regimes de tributação do Lucro Real e Lucro Presumido continua seguindo o mesmo procedimento de antes: a opção é formalizada através do pagamento da primeira quota de qualquer um desses regimes, mediante Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF).Não é permitido o acesso ao MAT por procuração eletrônica.Não há impedimento para a emissão de CNPJ caso haja algum impedimento na aprovação do enquadramento tributário. 
Para detalhar todas as funcionalidades e os benefícios do Módulo Administração Tributária, a Receita Federal do Brasil realizará uma live especial no YouTube, com a participação de gestores do projeto dia 28/11/25 às 15:30.
Convidamos os profissionais da contabilidade, rede de atendimento do SEBRAE, parceiros da REDESIM e demais interessados a participar e conhecer essa importante inovação que visa aprimorar ainda mais o ambiente de negócios no Brasil.
Módulo Administração Tributária: Mais integração, mais eficiência, mais Brasil!
Clique aqui para acessar a Live.

Atenciosamente,
Receita Federal
Caso as informações não tenham sido suficientes, verifique se não há outro item em nosso Fale Conosco que seja mais adequado à sua dúvida:
https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/canais_atendimento/fale-conosco

Avalie o atendimento, leva menos de um minuto para responder e nenhum dado pessoal é solicitado:
https://forms.office.com/r/KbknZVZDnc

---- Sua mensagem ----
De: @Oculto
Enviado: sexta-feira, 26 dez 2025 - 04:47:07
Para: RFOC-FaleRFB06-CxCorp (@Oculto)
Assunto: Emissão e Impressão do Comprovante de Inscrição no CNPJ
Nome
Cezar Roberto da Silveira
@Oculto
CNPJ
Estado
Paraná (PR)
Sua mensagem
Estamos tentando acessar o modulo MAT - PNR através do redesim sem algum sucesso, está impossível de fazer qualquer trabalho, estamos a quase 10 dias sem conseguir acessar estes módulos para dar continuidade a abertura de novas empresas por falha da receita federal.
Estamos sendo cobrados pelos clientes e, eles não entendem que não é nossa culpa.
A classe contábil como sempre é prejudica por falhas de sistemas, inexperiências de técnicos, governantes, políticos.
O governo faz as mudanças e sempre acaba chegando na classe contábil.
Por favor queremos uma resposta urgente e também que o sistema funcione.
Assunto
Emissão e Impressão do Comprovante de Inscrição no CNPJ

Cezar Silveira
Luciane Alkimim

Luciane Alkimim

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 1 dia Sexta-Feira | 26 dezembro 2025 | 22:34

Estou com a mesma dificuldade desde o dia 23/12. Se alguém conseguiu resolver, me ajude. Já tentei desativar o java, limpar cachês da máquina e nada. E não acho nenhum contato de suporte que possa orientar.

Ailton Ei

Ailton Ei

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Administrativo
há 12 horas Sábado | 27 dezembro 2025 | 16:30

Boa tarde!
Nesse caso, como funcionará para um processo que era feito pela pessoa juridica.
Tenho uma empresa, e fazem cnpj pelo cnpj da empresa, como funcionará a parte de "Módulo Administração Tributária". é somente feito pela pessoa fisíca?
Existe algum processo para pessoa juridica?
Cezar Silveira

Alecsander Machado

Alecsander Machado

Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 12 horas Sábado | 27 dezembro 2025 | 16:38

Prezados,
Estou com o mesmo problema desde o dia 26/12/2025. Já realizei todos os procedimentos mencionados pelos colegas (limpeza de cache, desativei antivírus). Entrei em contato com a Receita que sugeriu esses mesmos procedimentos. Até agora, nada...

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade